Mutirão contra a dengue deixa praça principal de Fortaleza em clima de festa

19/11/2005 - 12h53

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza - Na capital cearense o Dia D de combate à dengue se transformou numa espécie de mutirão no coração da cidade, a Praça do Ferreira. Além das ações diretamente ligadas ao combate à dengue, vários serviços estão oferecidos gratuitamente à comunidade, como vacinação e aplicação de flúor nos dentes das crianças, medição da pressão arterial e de glicemia - para detectar caos de diabetes. Tudo ao som de muito hip hop e reggae.

A doença já vitimou este ano 17.543 pessoas no estado, segundo informações do Informe Semanal da Secretaria da Saúde. Para evitar que aumentem os registros no período de chuva que se aproxima, a Secretaria Municipal de Saúde está investindo na educação da população, como explicou o comunicador Duda Quadros, responsável pela festa na Praça do Ferreira.

"O combate à dengue é, antes de tudo, um ato de cidadania. Por isso nós estamos aqui com todos os educadores e mobilizadores populares, junto com os nossos parceiros estaduais e municipais, para mostrar que isso é possível", disse. Duda Quadros lembrou que em Fortaleza o mosquito Aedes aegypti tem todas as condições ambientais para se proliferar digamos. "A cada chuva que dá em Fortaleza, num período de cinco a sete dias, eclode uma população nova de mosquitos", revelou.