Termina depoimento de Vladimir Poleto na CPI dos Bingos

10/11/2005 - 22h18

Brasília, 10/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - O depoimento do economista Vladimir Poleto, ex-assessor do ministro Antonio Palocci (Fazenda) na prefeitura de Ribeirão Preto, terminou há pouco na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. Ele saiu sem falar com os jornalistas.

No depoimento, Poleto negou qualquer relação com o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. No entanto, em uma gravação feita pelo Ministério Público de São Paulo com autorização da Justiça, apresentada durante a sessão da CPI, o economista fala de uma "missão" que teria recebido de uma secretária de Delúbio Soares chamada Sílvia.

Os parlamentares acusaram Poleto de estar mentindo e o ameaçaram de prisão, mas o economista estava protegido por habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal. A CPI enviará amanhã (11) ao Ministério Público pedido de indiciamento e de prisão preventiva do economista.

Poleto também disse, no depoimento, que são "inverídicas" as afirmações do repórter Policarpo Júnior, da revista Veja. Em sua reportagem, ele informou que Poleto teria admitido um esquema de remessa de dinheiro de Cuba para campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Poleto também disse que estaria bêbado na ocasião em que falou com o repórter.