Depoimento de Poleto é contraditório, diz Suplicy

10/11/2005 - 23h02

Brasília, 10/11/2005 (Agência Brasil - ABr) – O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi o único parlamentar petista a acompanhar, até o fim, o depoimento de cinco horas do economista Vladimir Poleto, filiado ao partido e assessor da Prefeitura de Ribeirão Preto durante a gestão de Antonio Palocci. Para Suplicy, o economista foi "contraditório" e permitiu que os parlamentares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos suspeitassem das suas declarações. Em diversos momentos, os senadores chegaram a rir de Poleto e a classificá-lo como "mentiroso e cara-de-pau".

"Ele – Vladimir Poleto - procurou desqualificar inteiramente a reportagem da revista Veja (sobre doação de dinheiro cubano para a campanha do presidente Lula), dizendo que deu a entrevista bêbado e que nunca soube de dólares nas caixas de bebida que transportou", disse o senador petista. "Mas quando a gravação da entrevista foi apresentada na CPI, ficou claro que ele estava conversando normalmente com o jornalista quando disse que em uma das caixas havia, segundo lhe falou Ralf Barquete, dinheiro em dólares", acrescentou.

Para Suplicy, é preciso aguardar os esclarecimentos do ministro Palocci sobre o possível envolvimento dele nas ações de Poleto. O senador lembra que no dia 22 o ministro irá depor na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. "Ele responderá a todas as perguntas, de interesse da política econômica, de interesse dessa CPI e das demais", acredita Eduardo Suplicy, para quem "temos que dar oportunidade completa de esclarecimento, ainda que pessoas que trabalharam com ele estivessem envolvidas em problemas que agora vieram à tona."