Olinda comemora nomeação de Primeira Capital Brasileira da Cultura

26/10/2005 - 0h09

Recife, 26/10/2005 (Agência Brasil - ABr) - A população da cidade histórica de Olinda ainda comemora nesta noite a nomeação oficial de Primeira Capital Brasileira da Cultura. Uma festa popular com apresentações de maracatu, orquestra de frevo, afoxé e blocos líricos marcou o final da solenidade que contou com a participação do governador Jarbas Vasconcelos e do prefeito João Paulo. Desde a década de 80, Olinda é considerada patrimônio da humanidade.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, entregou a titulação à prefeita do município, Luciana Santos, e destacou que a conquista atende a uma reivindicação endossada por 30 mil pessoas, para que a Olinda fosse declarada "a jóia da coroa". E acrescentou: "O povo da cidade poderá ver a face das manifestações culturais refletida no espelho da nação".

O projeto para eleger anualmente uma cidade brasileira como centro de referência cultural, a fim de promover a integração regional, divulgar as riquezas nacionais e criar novas vias de cooperação, é da organização não-governamental Capital Brasileira da Cultura (CBC), que tem sede em São Paulo. E recebeu o apoio do Ministério da Cultura.

Olinda concorreu com as cidades de João Pessoa e Salvador e no dia 30 de junho foi a escolhida por uma comissão formada por pessoas ligadas à área cultural. De acordo com o ministro, Olinda vai se beneficiar também com recursos novos para financiar projetos de promoção da atividade turística, aumento dos interesses empresariais, serviços, empregos e também da circulação do número de visitantes.

Gilberto Gil disse ainda que mesmo sendo baiano, ficou contente com a escolha: "Salvador é uma capital que está cercada de pólos industriais e de atividades econômicas. Já Olinda vive da sua dimensão simbólica, da sua história e do acervo cultural. Uma honraria desse tipo ajudará a deixar a cidade mais exposta, visível e atraente, tanto para captar investimentos do governo federal como para receber turistas".

Para a prefeita Luciana Santos, a cidade mereceu o título em função das lutas libertárias que marcaram sua história, da beleza arquitetônica e da criatividade do povo. "Espero que a produção cultural, já efervescente o ano todo, se multiplique e se reverta na ampliação do turismo e do desenvolvimento econômico e social", afirmou.