Alencar diz que seu partido será responsável por um novo tempo para o Brasil

26/10/2005 - 0h09

Fernanda Muylaert
Da Agência Brasil

Brasília - O vice-presidente da República, José Alencar, disse ter "fé e esperança enaltecidas" de que o recém-criado Partido Municipalista Renovador (PMR), que passou a se chamar Partido Republicano Brasileiro (PRB), "será responsável por um novo tempo para o Brasil".

A afirmação foi feita durante a convenção do partido a que se filiou e Alencar ressaltou a importância da dedicação política nas áreas de saúde, educação e transporte, além de ter voltado a criticar a atual política econômica. "Quando me convidaram para fazer parte do partido, eles também estavam indignados com a política de juros despropositados com que rolamos nossa dívida".

José Alencar afirmou ainda que "qualquer partido que levante questões que precisam ser objeto de revisão vai ser considerado de oposição". E acrescentou: "Para nós, não importa a cor do gato. O que importa é que ele cace o rato. Assim, não importa a coloração ideológica, mas sim o bem comum".

A preocupação com os aspectos federativos e com o povo brasileiro, segundo o vice-presidente, foi o que o levou a trocar o Partido Liberal (PL) pelo PRB. "Nós estamos nascendo para ser um partido grande. Desejamos disputar eleições com candidato próprio. E não fazer aliança com outros partidos é uma coisa que já não podemos dizer, porque a política é muito dinâmica e nós não sabemos o que poderá acontecer", afirmou.

A convenção do PRB reuniu ainda o primeiro vice-presidente da legenda, Jerônimo Ferreira, o secretário fundador do partido, Vitor Paulo, o senador Marcelo Crivella, os deputados federais José Divino e Vieira Reis, e o professor Roberto Mangabeira Unger.