Foco de aftosa no Paraná atinge quatro municípios, informa governo do estado

21/10/2005 - 19h38

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - A secretaria de Agricultura do Paraná informou que o foco de febre aftosa no Paraná ocorre em quatro propriedades localizadas nos municípios de Loanda, Amaporã, Maringá e Grandes Rios, e não em Toledo e Londrina como havia sido divulgado anteriormente.

Nota técnica divulgada pela secretaria no final da tarde de hoje (21) informa que essas propriedades receberam animais oriundos de um leilão ocorrido em Londrina no dia quatro de outubro, onde tiveram contato com animais procedentes do município de Eldorado (MS).

Segundo o vice-governador e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti, "todas as quatro propriedades estão com a vacinação em dia junto ao serviço oficial. Os animais entraram no Paraná no dia 24 de setembro e foram levados a uma propriedade no município de Bela Vista do Paraíso, próximo a Londrina, de onde saíram para o leilão".

O secretário explicou que foi colhido sangue dos animais que podem estar infectados e as amostras serão enviadas ao laboratório do Ministério da Agricultura, em Recife (Pernambuco), para o diagnóstico conclusivo. As quatro propriedades estão interditadas para toda e qualquer movimentação de animais.

A Secretária da Agricultura do Paraná já comunicou o caso ao Ministério da Agricultura. Os serviços de defesa sanitária animal dos demais estados também estão sendo informados. De acordo com a nota, Pessuti deve ainda baixar nas próximas horas atos regulamentando a circulação de animais e produtos. As propriedades totalizam 19 animais suspeitos – Maringá (1), Amaporã (3), Loanda (3) e Grandes Rios (12).