CPI suspeita que franquias dos Correios escondam "laranjas"

20/10/2005 - 0h55

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O sub-relator sobre Contratos na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP), lembrou que relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) demonstram que só este ano a estatal deve ter um prejuízo de R$ 10 milhões por ter repassado clientes para as agências franqueadas, principalmente em São Paulo. Entre esses clientes estariam bancos de grande porte.

Cardozo conduziu ontem (19) o depoimento do ex-diretor do departamento comercial dos Correios, Carlos Eduardo Fioravante. Ele citado no relatório do TCU como incentivador da transferência de contas para as agências franqueadas.

"Muitas dessas franquias dos Correios foram feitas sem licitação. Estamos verificando, inclusive, que existem proprietário laranjas", afirma Cardoso. "Se grandes clientes dos Correios foram tirados para os franqueados, há de se verificar se essa foi uma decisão favorável ao Correio ou indevida através de relações políticas espúrias dos franqueados". De acordo com ele, a CPMI dos Correios deve estudar nos próximos dias a possibilidade de recomendar que alguns repasses de clientes da estatal para os franqueados sejam cancelados.