Berzoini diz que trabalhará para promover unidade interna do PT

13/10/2005 - 23h09

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O novo presidente do PT, Ricardo Berzoini, informou hoje (13) em entrevista coletiva após o anúncio do resultado da eleição interna, que terá como bandeiras em sua gestão a promoção da unidade interna do partido e reaproximação com o movimento sindical e popular. "O PT sempre teve esses dois setores como pilares fortes da sua representatividade e nós queremos ampliar o diálogo com esses dois setores do movimento social", ressaltou.

Segundo Berzoini, a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 também será tarefa de sua gestão, "com um programa de governo que dialogue com tudo que foi realizado de positivo e também que dialogue com as insuficiências do atual governo".

Indagado se já dava como certa a candidatura de Lula, Berzoini afirmou que "isso depende da vontade dele e dos fatos que ocorrerem daqui até o ano que vem. Eu dou como um fato que é da lógica política que ele pretenda a reeleição e que seja avaliado pela população em 2006".

Sobre a política de alianças para a próxima eleição, Berzoini disse que trabalhará para fortalecer a relação com os aliados tradicionais do partido. Ele considerou, no entanto, que a melhor política para o PT "é não estabelecer nenhum veto prévio e dialogar com os partidos de acordo com a dinâmica de cada um".

"Se nós queremos reeleger o Lula, vamos buscar alianças. Portanto, nós vamos ter que discutir o nosso programa de governo com os programas e as sugestões e propostas que os outros partidos apresentarem. Se nós só levarmos em conta a esquerda brasileira, ela é no campo parlamentar, por exemplo, minoritária", afirmou.