Programa Gente que Faz a Paz forma primeira turma no Rio

01/10/2005 - 16h18

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Programa Gente que Faz a Paz, resultado da formação de uma rede de tecnologia social dedicada à multiplicação da cultura da paz, formou hoje no Rio de Janeiro a primeira turma de 75 agentes da paz. A rede reúne cinco organizações não-governamentais: Viva Rio, Unipaz, Associação Palas Athena, Afroreggae e Iniciativa das Religiões Unidas.

O programa conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A coordenadora do programa, Virginia Garcez, disse que o processo foi iniciado há dois anos e "agora, a gente colocou para o grande público".

As melhores práticas em curso no Brasil sobre educação e cultura de paz, acumuladas pelas instituições parceiras do programa, integram o kit multimídia produzido pelo projeto, totalizando 52 horas de capacitação. Virginia Garcez explicou que a turma piloto do programa Gente Que Faz a Paz tem uma característica multicultural porque envolve desde educadores, empresários, jovens, líderes comunitários, até representantes de movimentos religiosos e voluntários, que têm um efeito dominó, isto é, um efeito multiplicador da paz. "Ela tem desde educadores e pessoas que trabalham com a diversidade social até lideranças comunitárias, todos em uma sala-de-aula", informou.

Garcez informou que a segunda turma de Agentes da Paz será formada em novembro. Simultaneamente, o programa trabalha com outras turmas em Brasília e São Paulo e planeja uma segunda turma no estado do Rio ainda este ano. Ao todo, "são nove turmas no Rio, nove turmas em São Paulo e quatro turmas em Brasília", acrescentou. A meta é atingir dois mil agentes formados em um ano. Virginia esclareceu, entretanto, que "esses dois mil agentes representam, na verdade, dez mil", pelo seu efeito multiplicador.

A coordenadora do programa disse ainda que o projeto integra a Década da Cultura de Paz, instituída pelas Nações Unidas por meio da Unesco, que acaba em 2010.