Eleição na Câmara - Conheça o candidato João Caldas (PL)

27/09/2005 - 22h18

Flávio Dieguez
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado federal João Caldas da Silva (PL-AL), advogado e empresário do setor de comunicações e produtor rural, faz parte atualmente da lista dos "Cabeças" – os cem líderes mais importantes do Congresso, escolhidos anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Natural de Ibateguara, Alagoas, Caldas da Silva exerceu seu primeiro mandato como vereador dessa cidade, cargo para o qual foi eleito em 1983 pelo PMDB. Depois disso, foi prefeito de Ibateguara, deputado estadual e deputado federal por dois mandatos seguidos, desde 1999.

É um dos políticos que mais trocou de partido no atual Congresso: começou em 1976 no antigo MDB (hoje PMDB), passou para o PMN, PL, PST, PTB e está agora novamente no PL. Foi fundador e coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Fome, Pobreza e Miséria.

Tem atuação intensa na Câmara: atualmente é o quarto-secretário da mesa e participa como titular de sete comissões. Destacam-se as de Agricultura e Política Rural e a de Fiscalização Financeira e Controle, áreas a que o deputado dedica muita atenção.