Bancários do Rio decidem parar à meia-noite

27/09/2005 - 22h32

Rio, 27/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os bancários do município decidiram, em assembléia realizada na noite de hoje (27), parar por 48 horas a partir da meia-noite. A categoria já marcou nova assembléia, para as 17h de amanhã (28), a fim de avaliar os rumos do movimento.

Os bancários reivindicam 11,77% de reajuste salarial, mais R$ 788 fixos e pagamento linear de 5% do lucro líquido dos bancos. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 4% de reajuste e um abono de R$ 1 mil.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Vinicius de Assumpção, disse que a categoria pretende realizar um encontro no sábado (1º/10), em São Paulo, quando poderá ser aprovada uma greve nacional. "Até o momento a Fenaban não está avançando nas negociações. Nós esperamos que no sábado os patrões apresentem uma contra-proposta. Caso contrário, entraremos em greve nacional no dia 6, por tempo indeterminado".

O dirigente sindical informou ainda que a paralisação foi aprovada por cerca de 2 mil bancários que compareceram à assembléia. E que a categoria pretende realizar "piquetes" durante a madrugada nos principais Centros de Processamento de Dados dos bancos, para impedir o funcionamento do serviço de compensação de cheques.