Funasa constrói sete postos para atendimento a indígenas na Paraíba

13/09/2005 - 0h24

Brasília - Cerca de 8.100 índios das aldeias do Distrito Sanitário Especial Indígena Potiguara, na Paraíba, serão beneficiados com a construção, já iniciada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de sete postos de saúde e um pólo-base de atendimento. As obras custarão R$ 655 mil e deverão estar concluídas em 120 dias.

Segundo a Coordenação Regional da Funasa, quatro dos sete postos estão sendo construídos nas aldeias indígenas de Baía da Traição, litoral do estado, e beneficiarão 2 mil índios. As aldeias de Jacaré de César, Grupiúna e Brejinho, localizadas em Marcação, ganharão três postos de saúde com condições para atender 1.300 pessoas.

O pólo-base de atendimento ficará na aldeia Caeira, também no município de Marcação, e é referência para as 11 aldeias do município, que têm uma população de 4.800 índios.

Os postos, de acordo com a Funasa, têm estrutura simplificada, necessária para o desenvolvimento das atividades do Agente Indígena de Saúde, com supervisão da equipe multidisciplinar de saúde indígena, composta por médico, enfermeiro, odontólogo e auxiliares de enfermagem.

Com informações do Ministério da Saúde