Previdência usará ''todos os meios legais'' para retomar atendimento, diz secretário

09/08/2005 - 22h33

Brasília, 9/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, assegurou que o ministro Paulo Bernardo "usará todos os meios legais" para que os postos de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) voltem a funcionar normalmente. A informação foi repassada após reunião com representantes dos servidores do órgão, em greve há 69 dias.

"Vamos usar todos os meios legais, como abrir processos administrativos disciplinares. A Justiça definiu que a prestação de serviços do instituto é um dever constitucional. Por isso, temos que garantir a continuidade de um serviço prestado à população. Não podemos fazer uma gestão irresponsável ou fora da lei", acentuou Mendonça.

Representantes dos grevistas também usam decisões judiciais para confirmar que não temem possíveis punições do governo. "A Justiça decidiu que a União e o INSS devem pagar uma multa se os serviços não forem prestados. Então, devem ser essas entidades – e não os servidores", ressaltou Irineu Messias, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social.

O último balanço da paralisação, divulgado hoje (9) pelo Ministério da Previdência, indica que a greve afetou o atendimento de 21,45% das agências do órgão no País. O restante, ou 78,55% do total, prestou serviços aos segurados, mesmo que de forma parcial.