Ministério da Saúde alerta para sarampo contraído em outros países

22/07/2005 - 0h06

Brasília - O Ministério da Saúde recomenda que médicos dos serviços públicos e privados comuniquem à Secretaria de Saúde de seu município casos suspeitos de sarampo. E alerta para a disseminação de casos a partir da infecção contraída em outros países. Em decorrência das investigações epidemiológicas desencadeadas após a detecção de um caso de sarampo em um esportista brasileiro, infectado ao participar de evento internacional nas Ilhas Maldivas, mais dois casos ocorreram, em São Paulo, em crianças não vacinadas.

Esses chamados casos secundários, de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde, estão relacionados ao primeiro e incluem, além das duas crianças, um empresário de Santa Catarina e um filho do esportista. Estudos preliminares realizados em um dos casos indicam que o vírus é semelhante ao que atualmente circula na Ásia e reforça a hipótese de a contaminação do caso inicial ter origem naquele continente.

Segundo o ministério, a vacinação contra o sarampo é altamente segura e eficaz: desde 2000 o Brasil não apresenta casos autóctones. E como continua a ocorrer circulação de vírus do sarampo em todos os continentes, com exceção das Américas, é possível a importação por turismo ou migração.

Com informações do Ministério da Saúde