É preciso ver como funcionará a Super Receita para depois avaliar resultados, diz ex-ministro

22/07/2005 - 20h10

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – O ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, durante a posse do novo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que primeiro é preciso ver como funcionará a Super Receita para depois avaliar seus possíveis resultados. O ex-ministro afirmou que, quando existe um órgão muito grande, há o perigo da perda de eficiência e custos mais elevados por unidade. "Eu desconfio que no INSS aconteceu isso", disse Velloso.

Ele lembrou do Instituto dos Industriários, que foi seu 1º emprego e onde ingressou através de concurso, que "funcionava muito bem". Depois, veio o INSS "e eu desconfio que no INSS há muitas deseconomias em escala; o tamanho excessivo trouxe a perda de eficiência". Segundo ele, é essa a "questão básica a ser considerada".

João Paulo dos Reis Velloso afirmou que, na coordenação da Super Receita, a interação será fundamental. "A minha dúvida é se há necessidade de fundir para criar um órgão só", pontua.

A criação da Super Receita, a Secretaria de Receita do Brasil, foi determinada ontem (21), em Medida Provisória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O novo órgão funde a Secretaria da Receita Federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, com a Secretaria da Receita Previdenciária, do Ministério da Previdência Social.