Deputado destaca no <i>Diálogo Brasil</i> redução na venda de armas de fogo no país

14/07/2005 - 0h36

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Ao participar do programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão e gerado pela TV Nacional, o deputado federal Alberto Fraga (sem partido-DF) disse que a compra de armas de fogo tem diminuído no país. Segundo Fraga, no ano passado 1.044 armas foram vendidas para pessoas comuns. Já em 2005, foram 452 armas. Contrário à proibição da venda de armas, Fraga afirmou que o único ponto positivo do Estatuto do Desarmamento é ter passado a considerar crime o porte de arma sem licença.

O programa desta quarta-feira (13) discutiu o estatuto do desarmamento e o referendo que decidirá sobre a proibição da venda de armas de fogo no país.

O ex-ministro da Justiça José Gregori, presidente da Comissão Municipal de Direitos de São Paulo, e que participou do programa no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, disse que a redução na venda de armas se deve às medidas que o governo federal tem adotado nos últimos anos, como a campanha do desarmamento. "Não seria o caso de a gente dar esse último passo no sentido de proibir a comercialização? Assim, os números ainda vão ficar melhores", opinou.

Também participaram do programa a antropóloga Jaqueline Muniz, professora da Universidade Cândido Mendes, no estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, e a deputada federal Iriny Lopes (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, na TV Nacional, em Brasília. O Diálogo Brasil será reprisado no sábado, às 22h, pela TV Nacional e pelo canal de TV a cabo da Radiobrás, NBr.