Para relator do Conselho de Ética, depoimento de Rodrigues não trouxe novidades

06/07/2005 - 22h00

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O depoimento do deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara do Deputados não trouxe, na avaliação do relator Jairo Carneiro (PFL-BA), novidades às investigações sobre o suposto pagamento de mesadas a parlamentares. O Conselho verifica a veracidade das afirmações do deputado Roberto Jefferson sobre o tema para concluir se ele quebrou ou não o decoro parlamentar (o que poderia levá-lo à cassação).

O relator afirmou que a posição apresentada por Rodrigues ao Conselho foi de total contestação às denúncias e afirmações do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) sobre a existência do suposto "mensalão". "Ficamos diante dessa profunda divergência. Por isso indaguei se, eventualmente, precisarmos de acareação com qualquer das pessoas, ele (Rodrigues) disse que não se opõe. Isso é importante, o propósito de contribuir para a busca da verdade. Ainda pode sugir muita coisa", disse o relator.

Jairo Carneiro afirmou que ainda não tem elementos suficientes para afirmar se as denúncias de Roberto Jefferson sobre o "mensalão" podem ser comprovadas. "Não disponho de elementos para dizer se está havendo negociata, corrupção, envolvimento ilícito nesse tipo de tratativa."

O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), confirmou que vai promover encontros semanais com o presidente e o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios para a troca de informações sobre as investigações. "Isso é muito importante para alcançarmos a verdade. Suponhamos que no conselho nós vamos sugerir alguma cassação, e na CPMI não. Por isso, a necessidade de reuniões dos presidentes e relatores das comissões."

Izar ainda aguarda posição da Mesa Diretora da Câmara sobre o seu pedido de auto-convocação do Congresso Nacional em julho apenas para o funcionamento das CPIs e do Conselho de Ética. Se o pedido foi aceito, e os parlamentares não entrarem em recesso neste mês, Izar disse que o Conselho retomará na semana que vem os 18 depoimentos que ainda serão tomados pelo órgão. "Em havendo auto-convocação, começaremos já na semana que vem. Do contrário, só no dia 02 de agosto. Cada depoimento é importante, todos são importantes. Mas acareação, só no final, são as últimas atitudes do conselho."