Genoino e Silvio Pereira negam declarações de Borba

05/07/2005 - 21h44

São Paulo - O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou há pouco, por meio de nota, que nunca participou de reuniões com líderes partidários que envolvessem o empresário Marcos Valério. "Quem representava o PT nas negociações de indicações de cargos no governo federal, como já é público, é o companheiro Silvio Pereira", disse ele, na nota divulgada à imprensa.

O secretário-geral do PT licenciado, Silvio Pereira, também emitiu resposta, na mesma nota divulgada no site do partido na internet: "Discuti cargos e participação no governo somente com líderes e/ou deputados dos partidos da base aliada".

As declarações de Genoino foram feitas em resposta a nota do deputado José Borba (PMDB). Em texto divulgado hoje, o líder do PMDB diz que se reuniu com Marcos Valério e com integrantes da direção nacional do PT algumas vezes para discutir a nomeação de membros do seu partido para cargos na administração federal. "O que discuti com dirigentes do PT e o senhor Marcos Valério é o que lideranças partidárias discutem hoje e sempre discutiram em todos os governos, a nomeação de seus partidários para cargos na administração", afirma Borba.

Em reportagem veiculada no último domingo pela TV Globo, Fernanda Karina Somaggio, ex-secretária do publicitário Marcos Valério, disse que Borba mantinha encontros regulares com ele. Valério é apontado como suposto operador do "mensalão". Segundo a reportagem, documentos do Banco Rural comprovariam que saques em dinheiro em valores superiores a R$ 100 mil foram feitos por Valério em datas semelhantes àquelas em que Borba teria estado em uma agência do banco em Brasília. Ainda segundo a reportagem, em depoimento à Polícia Federal, Valério confirmou que mantinha relações com Borba.