Para cientista político, CPI dos Correios ''cai no ridículo'' se não chegar a resultado

16/06/2005 - 0h24

Brasília, 15/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios começaram efetivamente nesta quarta-feira, após a eleição do presidente da comissão, mas os especialistas já alertam para a necessidade de resultados. O cientista político Cândido Mendes avisa que está em jogo a credibilidade das instituições brasileiras.

"O problema agora, em um momento de tanta importância, é a noção de que essa comissão cairá no ridículo caso não chegue a resultados", avalia o reitor da Universidade Cândido Mendes, que participou nesta noite do programa Diálogo Brasil, transmitido em rede pública de televisão. "O Brasil que votou em Lula quer resolver situações muito mais graves. O Congresso não pode ficar paralisado em vão. As comissões que não dão em nada cansam o país", acrescentou.

Outro convidado do programa, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPMI dos Correios, lembrou que é preciso ter cuidado com as expectativas sobre os resultados de uma comissão. Para Serraglio, a CPMI cumpre seu papel ao realizar uma investigação eficiente e encaminhá-la para as autoridades responsáveis por punir.

"Já sabemos como funciona a rapidez, para não dizer lentidão, do poder Judiciário, responsável pelo desfecho da maior parte das questões", criticou Serraglio. "A CPMI traz uma oportunidade de reflexão pública, apontando onde existem situações em que pessoas devem ser responsabilizadas. No caso dos parlamentares, uma das punições pode vir pelo Conselho de Ética, e não diretamente pela CPMI", acrescentou.