Ex-presidente do IRB pode ser indiciado por falso testemunho

08/06/2005 - 21h52

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), Lídio Duarte, deve ser indiciado por falso testemunho. A informação é do delegado responsável pela investigação sobre um suposto esquema de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Luiz Flávio Zampronha.

Em depoimento à polícia federal, Lídio negou ter dado entrevista à revista Veja denunciando as fraudes. Mas a revista entregou à polícia uma fita que comprova a entrevista.

Hoje, o jornalista Policarpo Junior prestou depoimento. Ele é autor da reportagem que denunciou o suposto esquema de corrupção e foi questionado por não ter entregue a íntegra da entrevista. "Expliquei a eles que isso não foi feito porque durante a entrevista eu cito uma pessoa que serviu como intermediário com a fonte original da história. E não mostrei a íntegra para proteger essa pessoa", contou o jornalista.

O jornalista afirmou que, na entrevista, Lídio "falou em off [quando a fonte se mantém anônima], autorizou que todas as informações fossem publicadas desde que não o citasse como fonte das informações. Isso foi feito na primeira matéria, só que ele veio à polícia e negou que tivesse dado as informações e então o acordo de off foi quebrado", justificou Policarpo.