Ministro diz confiar na maturidade das instituições brasileiras

27/05/2005 - 22h12

Spensy Pimentel
Enviado especial
e Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Tóquio - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse que a instalação da CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Correios não trará ao governo dificuldades para colocar em votação suas propostas no Congresso. E citou pronunciamento do ministro Nelson Jobim, presidente do Supremo Tribunal Federal, que afirmou que "as instituições brasileiras têm maturidade suficiente para conviver que esse tipo de problema e estão se fortalecendo ao longo da construção do processo democrático brasileiro".

Em entrevista coletiva, o ministro afirmou que é preciso "ter confiança em que as instituições saberão pôr na devida equação cada questão que lhes for colocada, sem prejuízo para o interesse maior do país". E acrescentou: "Tenho plena confiança em que o Judiciário, o Congresso e o Governo vão saber dar lugar a cada uma das suas preocupações, porque não é razoável pensar que nossas instituições e o processo político sejam tão frágeis que não consigam colocar no devido processo uma determinada investigação".

Segundo Palocci, "tudo o que está acontecendo é normal na democracia – cada coisa tem seu lugar, seu momento, e é normal que o debate seja às vezes acalorado".