Conselho autoriza importação de milho argentino geneticamente modificado

27/05/2005 - 21h07

Brasília, 27/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho Nacional de Biossegurança autorizou, em sua primeira reunião, nesta sexta-feira, a importação de 400 mil toneladas de milho geneticamente modificado, das marcas CRY1ab e CRY1ac, pela Associação de Avicultores de Pernambuco. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tinham autorizado a entrada do milho, de procedência argentina, no país. O conselho proibiu a importação do milho NK 603, produto procurado por algumas empresas brasileiras.

Outra decisão do Conselho foi autorizar a comercialização de produtos transgênicos semelhantes a outros liberados pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Antes, com a liberação da CTNBio, setores do agronegócio não precisavam enfrentar processos longos para garantir a venda dos produtos.

O Conselho se reunirá novamente daqui a 60 dias, para discutir a regulamentação da Lei de Biossegurança, que instituiu o conselho e a CTNBio. As informações são do sub-chefe adjunto de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais, da Casa Civil, Johaness Eck.