Funcionários da Fiocruz decidem parar por 24 horas no Rio

04/05/2005 - 23h33

Rio, 4/5/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os funcionários da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) decidiram paralisar as atividades por 24 horas amanhã (5). A Associação dos Servidores da Fiocruz (Asfoc) já vinha reivindicando o atendimento de uma pauta emergencial, depois que os servidores foram surpreendidos com uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), mandando retirar dos contracheques de 1.506 funcionários da instituição a vantagem pessoal de dedicação exclusiva, que recebem desde 1991.

Outra medida do TCU questiona o recebimento do adicional de insalubridade por servidores de alguns setores da Fundação e pede, inclusive, ressarcimento aos cofres públicos. Os servidores questionam a competência do tribunal para agir contra o princípio constitucional de irredutibilidade salarial, determinar cortes em contracheques ou ainda questionar laudos técnicos sem qualquer argumento ou laudo contrário.

A categoria reivindica ainda a abertura de negociações sobre mudanças na tabela salarial da carreira de Ciência e Tecnologia. Nova assembléia está marcada para o dia 12, quando será avaliado o andamento das negociações da pauta emergencial de reivindicações.