Empresário defende investimentos na área de saneamento

05/05/2005 - 0h23

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O empresário Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base, disse que a área de saneamento é a mais atrasada do segmento infra-estrutura, no que diz respeito ao marco regulatório e à gestão. "O governo inaugurou um novo marco na área de energia, de transportes, mas em saneamento estamos atrasados", disse o empresário, para quem o Congresso Nacional precisa analisar o mais rapidamente possível o marco regulatório da área de saneamento.

Godoy participa no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, do programa Diálogo Brasil, gerado pela TV Nacional, em Brasília. O empresário concordou com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, para quem as Parcerias Público-Privadas são uma alternativa no impulso ao investimento em infra-estrutura. Segundo o ministro, a área de saneamento pode se beneficiar da nova modalidade, em que governo e iniciativa privada são parceiros nos projetos.

Para o ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, que participa do programa no estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, a área de saneamento exige tratamento diferente. Ele disse acreditar que o setor privado estará interessado se houver um arcabouço jurídico que garanta os contratos. "Depende do que acontecer no que tange ao marco regulatório. Aí, creio que pode haver interesse da iniciativa privada. A questão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está encaminhada, existe uma legislação geral sobre parcerias", observou.

Sobre a matriz energética brasileira, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse que o país vai produzir tanto ou mais biodiesel do que produz etanol atualmente. E que possui tecnologia para isso. "Vamos investir nisso", enfatizou.