Portaria prorrogará inscrições ao Enem para quem está concluindo ensino médio

15/04/2005 - 0h31

Brasília - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação informa que na segunda-feira (18) será publicada portaria prorrogando até o dia 6 de maio, para os alunos que estão concluindo o ensino médio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005. Inicialmente, as inscrições iriam até esta sexta-feira (15).

De acordo com a assessoria de Imprensa do ministério, a prorrogação se deve à dificuldade dos estudantes em adquirir o número do CPF em tempo hábil para se inscreverem. A opção do Inep em exigir CPF, neste ano, foi tomada para facilitar o processamento das inscrições, que devem dobrar em relação ao ano passado, quando foram computados cerca de 1,5 milhão de inscritos no Enem.

A assessoria informa ainda que segundo o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, "a distribuição de bolsas de graduação pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do MEC, fez com que o interesse pelo exame aumentasse consideravelmente. Decidimos, então, adotar medidas que garantissem eficiência na organização." Entre as medidas adotadas estão o aumento do número de municípios que serão locais de prova (de 608 cidades em 2004 para 727 este ano) e a exigência do número do CPF na hora da inscrição. A expectativa é de que cerca de 2,8 milhões de jovens participem do Enem 2005, no dia 28 de agosto.

Apesar da prorrogação, os concluintes continuam tendo que fazer a inscrição na própria escola. Quem estuda em instituições particulares tem de pagar R$ 35,00 e os alunos da rede pública são isentos da taxa.

Para quem já se formou no ensino médio, as inscrições serão realizadas nas agências dos Correios a partir do dia 25. Quem tiver acesso à internet pode fazer a inscrição pela página eletrônica do Inep (www.inep.gov.br), até as 21h do dia 4 de maio, mediante o pagamento do valor correspondente a R$ 35,00.