Comunicação é caminho para integração regional, diz ministro

14/04/2005 - 22h24

Thais Brianezi
Repórter da Agência Brasil

Tabatinga (Amazonas) - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, declarou que o projeto de Sistema de Comunicaçao da Mesorregião do Alto Solimões, lançado hoje, pode servir de modelo para outros lugares do país. "Inicialmente, até por erro nosso, pensávamos em investimentos apenas em geração de renda. Aqui no Alto Solimões a população trouxe a demanda por comunicação – que, com ajuda da Radiobrás, estamos conseguindo atender. Temos que multiplicar esse projeto. Integraçao não se faz sem comunicação", defendeu o ministro.

Dom Alcimar Caldas, presidente do Fórum de Desenvolvimento Regional e Integrado do Alto Solimões, concordou com o ministro. Além de fortalecer a identidade nacional, a recuperação da ex-Rádio Nacional de Tabatinga também abrirá espaço para estreitar os laços de amizade entre brasileiros, colombianos e peruanos. "Uma região do nosso tamanho, para ter cara e ser conhecida, precisa de comunicação que possibilite a divisão de alegrias e de dores. O caráter da mesorregião é múltiplo: na programação da rádio vai predominar o português, mas também haverá espaço para o espanhol e para as línguas indígenas, como o Marubo", defendeu o bispo.

Orlando Setina é diretor da sucursal da Rádio Caracol em Leticia, na Colômbia, na fronteira com Tabatinga. Ele cobriu o lançamento do projeto e afirmou que a volta da Rádio Nacional de Tabatinga é bem-vinda. "Nós, colombianos, como comunicadores, também estamos felizes com a novidade. É mais um espaço para fortalecer nossa cooperação", comemorou. Segundo ele, a Rádio Caracol é a mais ouvida da Colômbia, com 72 estações em todo o pais, além de sucursais no Panamá, Estados Unidos, Argentina, Venezuela e Equador.

Logo que chegou a Tabatinga, Eugenio Bucci, presidente da Radiobrás, leu em um muro uma inscrição que dizia "Aqui começa o Brasil". E comentou, durante a cerimônia de lançamento do projeto: "Eu nao sei realmente onde o Brasil começa, mas sei que em Tabatinga se inicia uma experiência pioneira em comunicação pública, na qual a população da Amazônia irá receber e produzir informação."