Lula encerra no Senegal visita a países africanos

14/04/2005 - 6h47

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra hoje visita a cinco países africanos, iniciada no último domingo (10) em Camarões. Ontem (13), Lula chegou a Dacar, no Senegal, última escala da viagem ao continente.

Nesta quinta-feira (14), o presidente brasileiro deposita flores no Memorial do Tiraileur em homenagem aos soldados senegaleses mortos na Primeira e Segunda guerras mundiais. Depois, segue para a Ilha de Gorée onde, em companhia do presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, vai conhecer as instalações da Casa dos Escravos e assistir à apresentação de grupos culturais. No fim da manhã, Lula retorna a Dacar para um encontro com a comunidade brasileira residente no país, seguido de almoço privado. Logo após, o presidente se desloca para o Aeroporto Internacional Leopold Sedar Senghor de onde, às 16h10, embarca para Brasília.

Acompanham Lula os ministros Humberto Costa, da Saúde; Gilberto Gil, da Cultura; Fernando Haddad, interino da Educação; e Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sílvio Crestana, também integra a comitiva presidencial.