Missão chinesa vem conhecer produção de etanol

08/04/2005 - 20h38

Brasília, 8/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil recebe a partir de segunda-feira (11) visita de missão chinesa para conhecer o processo de produção do etanol, o funcionamento das indústrias do setor e a estrutura de distribuição nacional do produto. Os chineses também estão interessados em conhecer os regulamentos e normas da área de produção desse combustível, que tem custo final mais barato no Brasil que na maioria dos outros países que o produzem.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) tem protocolo assinado com a Comissão de Desenvolvimento Nacional e da Reforma da República Popular da China, para troca de informações técnicas sobre investimento e comércio na área do etanol. Após reunião com a presença, também, de representantes dos ministérios da Agricultura, Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores, está prevista entrevista coletiva às 14h, no MDIC.

Na terça-feira (12), os chineses estarão em São Paulo, onde visitarão a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e o Sindicato da Indústria de Autopeças (Sindipeças). No dia seguinte, conhecerão as instalações da Volkswagen do Brasil e irão ao Centro de Tecnologia Canavieira, em Piracibaca, à Usina Iracema e a uma fábrica de equipamentos. O último compromisso da comitiva será no Rio de Janeiro, em visitas ao Inmetro, à Petrobras e à Agência Nacional do Petróleo.