Lula diz que encontro com ex-presidentes pode se repetir

08/04/2005 - 21h00

Mylena Fiori
Enviada especial

Roma (Itália) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como históricos dois momentos que marcaram a sexta-feira: a pluralidade política e religiosa no funeral do papa João Paulo II e o encontro de um presidente e três ex-presidentes brasileiros.

Sobre o primeiro, disse ter ficado emocionado por participar de cerimônia que dificilmente se repetirá neste século. Já sobre o encontro com José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco, afirmou em entrevista coletiva que pode voltar a acontecer: "Podemos conversar sobre problemas comuns do país. Acho que esse é o mundo que nós queremos criar e acho que o Brasil está preparado." E acrescentou: "Conseguimos tirar as nossas diferenças, sentar no mesmo lugar, viajar no mesmo avião e provar que somos capazes de ser civilizados na política quando queremos ser civilizados na política."

Lula comparou a política e sua relação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao futebol e deu como exemplo uma partida entre os times espanhóis Real Madrid e Barcelona, na qual os amigos Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo se enfrentam como adversários. "Os Ronaldinhos estão em times diferentes. São amigos e cada um vai querer ganhar o seu jogo, cada um vai querer fazer a nelhor partida e marcar mais gols. Na política tem essa mesma diferença. Nós poderemos em algum momento estar disputando alguma coisa, e isto vale para as disputas internas de cada partido, mas há momentos em que você tem que estar junto."

Sobre a viagem, Lula contou ainda que procurou transformar em um momento agradável para todos. "Eu não ia convidar estes companheiros para viajar juntos e discutir divergências dentro do avião. Trasformamos o ambiente do avião em um ambiente de companheiros".

À noite, Lula e a primeira-dama, Marisa, participaram de jantar privado com a comitiva, na residência da Embaixada do Brasil na Santa Sé. O presidente Fernando Henrique Cardoso não participou, pois deixou Roma às 18h (local). Neste sábado (9), Lula e a primeira-dama irão à cidade de Assis, a cerca de duas horas de Roma, e depois almoçarão na casa de governo da Úmbria, em Peruggia. Não há compromissos oficiais agendados para o resto do dia.