Regime de metas de inflação foi a mais importante reforma em 40 anos de BC, diz Palocci

30/03/2005 - 13h03

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, elogiou a implantação do regime de metas de inflação adotado na gestão de Armínio Fraga no Banco Central e de Pedro Malan no Ministério da Fazenda. "A mais importante reforma dessas quatro décadas foi a adoção do regime de metas para inflação, adotado quando aqui esteve Armínio Fraga e, na Fazenda, o colega Pedro Malan", afirmou.

Ao participar das comemorações dos 40 anos do Banco Central, Palocci considerou importante o começo de 2003, porque foi um momento de desafio para o novo governo. Ele lembrou que o Banco Central superou os desafios e colocou a inflação em trajetória de queda.

O ministro explicou que as taxas baixas do Produto Interno Bruto (PIB – a soma de bens e serviços produzidos no país) podem ser creditadas em grande parte a repetidos períodos de descontrole inflacionário ou a medidas traumáticas tomadas na tentativa de interromper processos inflacionários descontrolados.

"Por esse motivo o regime de metas tem sido uma experiência exitosa (de sucesso), motivo de orgulho do BC. Sua implantação a partir de 99 coroou uma nova fase de atuação do BC, que enfrentou esse desafio, se aparelhando com novos instrumentos e técnicas para enfrentar a trajetória de inflação dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional", disse.