Berzoini quer Reforma Sindical votada antes da Trabalhista

03/03/2005 - 0h36

Brasília, 2/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, disse hoje à noite no programa Diálogo Brasil, da TV Nacional, acreditar que a Reforma Sindical deve ser votada antes da Rorma Trabalhista. Para ele, existem setores sem capacidade de representação e, antes de discutir novas reformas, seriam necessárias participações destes grupos, "por isso é preciso votar antes a Rreforma Sindical e depois a Trabalhista".

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, concorda com Berzoini. Ele disse que muitos erros poderiam ser evitados caso estes setores estivessem representados. O ministro disse ainda que houve demanda de vários segmentos que queriam manter a exclusividade de representação sindical., mas "por mim, a norma que permite a exclusividade não estaria na nova lei".

Já o presidente do Conselho Empresarial do Rio de Janeiro, José Arnaldo Rossi, comentou que a representação no trabalho é essencial. No entanto sofre resistência dos empregadores: "Os sindicatos surgiram contra o Estado. Mas toda a vez que o Estado regula muito, proíbe a democracia".

Ricardo Berzoini encerrou o debate abordando o tema de cooperativas de trabalho. Segundo ele, há um projeto de lei, a ser encaminhado ao Congresso nos próximos dias, que reprime o que ele define como cooperativas de fachada: "As fraudulentas serão reprimidas. Fortaleceremos as cooperativas autênticas". O programa Diálogo Brasil exibido hoje será reprisado no próximo sábado, à meia-noite, pela TV Nacional.