Pólo de moda íntima no Rio adotará plano pioneiro de gestão integrada

24/02/2005 - 19h22

Rio, 24/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo (RJ) será o primeiro do país a ter um plano de gestão integrada que introduz um novo conceito de medição de resultados, em substituição à metodologia de medição de esforço. Para isso, será assinado amanhã (25) pelos integrantes do Pólo – entre os quais o Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Banco do Brasil e pequenos empresários locais – acordo que fixa resultados e metas a serem atingidos pelo projeto.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, a metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados estabelece metas firmes em relação ao aumento de renda e de emprego, levando em conta que os três principais objetivos da entidade são aumentar a sobrevivência das pequenas empresas; aumentar o nível de emprego proporcionado por elas; e aumentar o faturamento delas. "Eu quero que as micro e pequenas empresas sejam mais prósperas, mais empregadoras e mais longevas", afirmou.

Com as ações que serão empreendidas pelo conjunto de parceiros do Pólo, terá de ser alcançado até dezembro um aumento de 25% nas vendas das empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda Íntima de Friburgo. Outras metas para o final deste ano são o incremento de 10% da produtividade e o de 20% na quantidade de empresas exportadoras. Além disso, a metodologia estabelece que o número de empresas certificadas em termos de origem e de qualidade seja ampliado para 20 até dezembro.

A modificação do método, ainda de acordo com Malta, está em que "antes era medido o esforço das empresas e a partir de agora será medido o resultado efetivo em termos de renda, de emprego e de outras áreas, como exportação e inovação de modelos para manter a competitividade do setor". A metodologia deverá ser adotada em outros projetos apoiados pelo Sebrae.