Governo prepara loteria para sanear e profissionalizar times de futebol, diz ministro

21/02/2005 - 21h25

Brasília, 21/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, disse que o governo está preparando um conjunto de medidas que vai significar uma mudança radical no futebol brasileiro. Entre elas está a criação de uma nova loteria, a Timemania, que em vez de números usaria os símbolos dos clubes.

"Será o saneamento e obviamente a maior profissionalização dos clubes de futebol do Brasil", afirmou Agnelo Queiroz, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O ministro acrescentou que há interesse do presidente em anunciar, em breve, esse conjunto de medidas. E que essa foi a saída encontrada para os clubes pagarem, nos próximos oito anos, suas dívidas no total de R$ 900 milhões com a Previdência Social, a Receita Federal e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

A criação da Timemania, segundo Agnelo Queiroz, estará associada ao pagamento da dívida do clube. "As medidas incluem ainda a reformulação da legislação para fortalecer o clube e apoio na formação de atletas – o clube vai ganhar para se estruturar", disse. A previsão é de que a nova loteria arrecade R$ 500 milhões por ano. Após a quitação da dívida com o governo, por meio da Timemania, os clubes poderão usar o dinheiro para investimentos futuros.

Os clubes que cederem os símbolos receberiam 25% do total arrecadado. "Se os apostadores indicarem determinado clube como o time do coração, o clube poderá ganhar mais", destacou o ministro. Os 80 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro nas séries A,B e C, segundo Agnelo Queiroz, deverão participar da loteria.

O conjunto de medidas ainda será discutido com os líderes no Congresso.