Ruralistas levam reivindicações à Câmara dos Deputados

17/02/2005 - 20h28

Brasília, 17/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - A reunião do presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, acabou provocando o cancelamento do encontro que Cavalcanti teria com representantes dos ruralistas.

Coube ao deputado Zonta (PP-SC) receber os presidentes da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antônio Nabhan Garcia; da Associação dos Proprietários Rurais (APR), Ricardo Castro Cunha; e do Movimento Nacional dos Produtores (MNP), João Bosco Leal.

Os ruralistas apresentaram algumas reivindicações, além de expressar a confiança do setor do agronegócio na nova gestão da Casa. "Viemos mostrar a importância do agronegócio e dizer que esse setor não pode ficar ausente do momento historico, não pode sofrer qualquer tipo de ameça por parte de quem quer que seja, muito menos de instituições", disse Nabhan Garcia.

O presidente da UDR informou ainda que uma das reivindicações do setor é a mudança no texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do trabalho escravo, em tramitação na Câmara. Segundo Nabhan Garcia, é preciso definir o conceito de trabalho escravo, alterar a PEC que trata de faixas de fronteiras e promover mudanças na MP 232, que institui alíquota de 1,5% do Imposto de Renda retido na fonte para produtores rurais.