''Diálogo Brasil'': filósofo afirma que todos têm religiosidade

02/02/2005 - 23h01

Graziela Santanna
Repórter da Agência Brasil

Brasília - "A religiosidade é algo que todo mundo tem", afirmou o filósofo e professor de Sociologia da Religião da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Jorge Cláudio Ribeiro. O professor participa do programa "Diálogo Brasil", exibido em rede pública de televisão gerada pela TV Nacional, que discute o tema num dia em que o Brasil presencia diversas festividades religiosas.

O professor acrescenta que somos escolhidos pela religião, assim como não optamos pela família ou pelo nome, mas com o tempo a mudança é possível. Para a professora de Sociologia da Universidade de Brasília, Deise Siqueira, podemos compor a própria religiosidade.

O secretário executivo do Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (Ceris), Luiz Alberto Gómez de Souza, destacou que tem sido grande o crescimento das igrejas pentecostais, mas há também um aumento dos sem religião, o que não significa ateu. "Isso é muito comum entre os jovens, que, apesar de não terem encontrado uma religião, estão em constante busca", concluiu.