<i>Diálogo Brasil</i> reprisa especial sobre democratização na mídia

05/01/2005 - 21h30

Brasília - O especial "Democratização da Comunicação", que foi ao ar excepcionalmente no domingo, 17 de outubro de 2004, Dia Internacional pela Democratização na Mídia, será reprisado às 22h30 no Diálogo Brasil pela TV Nacional. O programa foi exibido ao vivo antes do protesto convocado pela campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, pedindo à população que desligasse a televisão durante uma hora naquele dia.

Em defesa da qualidade da programação da televisão brasileira e da democratização dos meios de comunicação, especialistas da área discutem no Diálogo Brasil o papel da televisão e dos meios de comunicação na sociedade. Os convidados, em Brasília, são o coordenador da campanha, deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), e o ex-coordenador e participante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Daniel Herz.

Na TV Cultura de São Paulo, participaram do programa o sociólogo Laurindo Leal Filho, professor da Faculdade de Comunicação da USP, no primeiro bloco; o presidente do Conselho da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima; e a presidente da TVE-Rede Brasil, Beth Carmona. No estúdio da TVE Rede Brasil, no Rio de Janeiro, a convidada foi a psicanalista Maria Rita Kehl, co-autora do livro Videologias.

O Diálogo Brasil é produzido por meio de parceria entre a Radiobrás, a TV Cultura de São Paulo e a TVE Rede Brasil do Rio de Janeiro, gerado pelo canal de TV a cabo da Radiobrás (NBR) para 822 pontos de transmissão no país, além de integrar a grade da Rede Pública de Televisão, sendo veiculado em 19 Estados e no Distrito Federal.

O jornalista Florestan Fernandes Jr. é o apresentador e mediador do programa, que foi realizado com a participação da TV Câmara e da Rede Minas, e foi transmitido também, além dos 20 canais que formam a rede pública de televisão, pela TV Justiça e emissoras educativas, comunitárias, universitárias e legislativas.