Solução para problema da fome é preocupação nacional, diz assessor da Presidência

24/12/2004 - 15h21

Brasília, 24/12/2004 (Agência Brasil - ABr) - A busca de uma solução para o problema da fome torna-se, cada vez mais, uma preocupação nacional e não apenas governamental. É o que afirma o novo assessor especial da Presidência da República para Assuntos de Mobilização Social do Programa Fome Zero, Selvino Heck. "Temos tido contato com associações, movimentos populares, universidades, meio empresarial, setores pastorais das igrejas e sentimos, cada vez mais, uma sensibilidade crescente", disse Heck, em entrevista à Agência Brasil.

Para Heck, um dos exemplos da mobilização do país em relação ao tema é a Escola de Samba Portela, que sai no próximo carnaval com o samba-enredo "Oito Metas para Mudar o Mundo". Outro exemplo é a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que, "pela primeira vez, ajudou com recursos financeiros a construção de cisternas no semi-árido".

Selvino Heck disse que o engajamento de vários setores da sociedade está se tornando uma marca do governo Lula. "Outros setores de classe média - setores empresariais, universitários e educacionais, que muitas vezes não tinham esse tipo de preocupação - estão se incorporando", acrescentou. "Tem sido uma marca muito forte, e cada vez mais com a articulação do governo e a sensibilidade do presidente Lula que tem tornado esse tema não só nacional como internacional, cada vez mais há um sentimento não só político mas também ético", ressaltou.