Presidente da AEB diz que crescimento das exportações deve continuar em 2005

24/12/2004 - 14h05

Rio, 24/12/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ano de 2005 deverá dar continuidade ao processo de crescimento das exportações, embora sem repetir a taxa "excepcional" registrada em 2004. A previsão foi feita pelo presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Benedicto Moreira. "Se repetir, maravilha!", afirmou Moreira.

Ele afirmou que ainda é cedo para fazer prognósticos sobre a taxa de crescimento. "É um pouco bola de cristal", porque este ano ocorreram coisas que talvez não se repitam no novo exercício. Benedicto Moreira disse, entretanto, que as exportações deverão superar a casa dos US$100 bilhões no próximo ano.

O problema em 2005 será ver como vão ficar as taxas de crescimento das exportações e das importações, acrescentou. Segundo Moreira, a expectativa é que as duas cresçam, com a exportações superando as compras efetuadas no exterior, para que a curva não comece a apresentar tendência de inversão. "Que a importação cresça, é bom para o país, mas, se for a uma taxa muito acima da taxa de crescimento das exportações, pode haver uma inversão da balança comercial".

Na opinião de Benedicto Moreira, 2005 deverá ser um ano positivo, apesar de um pouco mais complicado que 2004.