Ministério e IBGE realizam censo esportivo no país

24/12/2004 - 15h32

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério do Esporte está fazendo, junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um censo esportivo no país, informou o ministro Agnelo Queiroz, em entrevista à TV Nacional. Segundo o ministro, o objetivo é realizar um diagnótisco do esporte no país. No início do mês, foi lançado o Atlas do Esporte no Brasil, elaborado em parceria entre diversos parceiros, como o Conselho Federal de Educação e o Serviço Social do Comércioo (Sesc).

O Atlas do Esporte reúne dados estatísticos atualizados, separados por modalidades esportivas, que revelam a realidade do esporte brasileiro. "Com essas duas ferramentas (o censo e o atlas), nós vamos ter um real diagnóstico do esporte no país, ajudando muito o desenvolvimento da política pública", disse o ministro.

Ele afirmou que o país teve, este ano, seu melhor desempenho em Olimpíadas e Paraolimpíadas, mas ressaltou que os resultados ainda estão aquém do potencial brasileiro. Agnelo disse que o ministério está trabalhando em uma política de descoberta de novos talentos para fortalecer o esporte no Brasil.

"A lição principal é a necessidade de massificar a base do sistema esportivo, dar acesso a milhões de brasileiros, porque nós mostramos que temos talentos, garra, determinação, patriotismo. Isso nossos atletas provaram. O que é precisa é ter acesso em escala e é isso que nós estamos propiciando agora, com essa estrutura do Centro de Alto Rendimento e financiamento para formação", disse o ministro.

Na entrevista, o ministro citou também o Centro Público de Alto Rendimento para Atletas, que foi instalado este mês em Manaus. Segundo ele, a idéia é que exista um em cada região do país. Os atletas contarão com treinamento especializado e equipamentos de ponta para seis modalidades esportivas: boxe, judô, natação, tênis de mesa, atletismo e ginástica, sendo que as duas últimas deverão ser iniciadas somente a partir de março de 2005.

Queiroz lembrou também o programa Segundo Tempo, criado em 2003. Ele disse que o programa consolidou-se este ano e já atende cerca de um milhão de jovens que, em turno contrário ao da escola, praticam uma atividade esportiva. "É o maior programa sócio-esportivo do mundo, que vai consolidando uma ferramenta barata, prazerosa, que ocupa o tempo livre da nossa criança, do nosso adolescente, no contraturno da escola, ajudando sua formação integral e também o desenvolvimento intelectual dessas crianças.", afirmou