Palestinos esperam observadores brasileiros para eleição presidencial em janeiro

09/12/2004 - 20h55

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Autoridade Nacional Palestina (ANP) tem boas expectativas para a cúpula América do Sul/ Países Árabes, prevista para acontecer em maio do ano que vem. "A cúpula é muito importante, tanto para os interesses do Brasil e dos países da América do Sul como para os países árabes", disse o embaixador palestino no Brasil, Musa Amer Odeh, em visita ao Rio de Janeiro.

Segundo ele, as relações da Palestina com o Brasil estão boas. "O Brasil é um país amigo, que tem um governo e um povo amigo e que dão apoio a nossa causa", disse Musa. "Agradecemos muito esse apoio".

O embaixador palestino também espera que uma grande delegação brasileira viaje à Palestina para acompanhar a eleição presidencial da ANP, marcada para 9 de janeiro de 2005. "Nosso povo necessita de eleições livres, sem tanques israelenses em nossas cidades", disse Musa.

Segundo ele, dez candidatos concorrem à presidência da ANP e todos têm, em si, o espírito de Yasser Arafat, líder palestino morto no início de novembro. "Qualquer presidente eleito continuará o caminho de Arafat em busca de paz e justiça para o povo palestino e de um Estado independente, soberano, lado a lado com o Estado de Israel e com Jerusalém Oriental como capital".