Fórum de movimentos sociais irá reunir cerca de 10 mil militantes em Brasília a partir de amanhã

21/11/2004 - 16h59

Ana Paula Marra
repórter da Agência Brasil

Brasília - Trabalhadores rurais, atingidos por barragens, indígenas e militantes de movimentos sociais participam nesta semana, em Brasília, da Conferência Nacional Terra e Água: Reforma Agrária, Democracia e Desenvolvimento Sustentável. Entre os dias 22 e 25, no Ginásio Nilson Nelson, os cerca de 10 mil participantes do encontro discutirão a política do Estado brasileiro para o meio rural, incluindo o modelo de desenvolvimento adotado pelo governo Lula, as perspectivas para o campo, o uso da água, geração de empregos, produção de energia, biodiversidade e diversidade cultural.

A partir dos debates, será produzido um documento a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, conforme informou à Rádio Nacional AM (Brasília) o coordenador do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça do Campo, Gilberto de Oliveira Fortes, deve comparecer ao evento. O fórum, composto por cerca de quarenta entidades, coordena a conferência. Em sua entrevista, Fortes ressaltou que para a sociedade rural conquistar seus direitos não basta aprresentar uma pauta de reivindicação para o Ministério do Desenvolvimento Agrário ou para o presidente Lula.

"É preciso criamos as condições orgâncias na sociedade brasileira para pressionar o póprio governo federal de inclusão social de pequenos produtores das áreas menos favorecidas no Brasil", destacou. Fortes ponderou que a preocupação do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça do Campo, neste momento, "não é com o caminho do agronegócio da produção para a exportação, mas com o caminho da democratização da terra".

Segundo o coordenador, na próxima segunda-feira (22), o teólogo Leonardo Boff fará a palestra de abertura. Na manhã do dia 23, participarão do debate sobre "Realidade e Perspectiva para o Campo Brasileiro" os ministros da Reforma Agrária, Miguel Rosseto, e de Minas e Energia, Dilma Rousseff. No dia 24, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, falará sobre "Soberania Alimentar, Biodiversidade e Diversidade Cultural. Nesse dia, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, também participa da conferência, onde falará sobre "Lula e o Projeto para o Brasil".