Governo e universidade se unem no combate à violência contra mulheres

18/11/2004 - 22h17

Rio, 18/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - O governo federal assinou hoje três convênios de cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio das Secretarias Especiais de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Um dos convênios, que envolve as duas Secretarias, estabelece o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos relacionados às questões de gênero.

"Isso vai proporcionar condições para que a Universidade invista em profissionais e em produções de saberes que permitam a elaboração de políticas públicas de combate à violência contra as mulheres", disse o secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Segundo a secretária-adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Laura Sales, buscar o conhecimento na universidade é importante justamente pela questão de gênero ser algo novo no âmbito governamental.

"A discussão dos direitos da mulher é antiga na sociedade, mas no poder público é, de certa forma, nova. E nós entendemos que fazer essa discussão do poder executivo junto com a universidade — que é um campo de construção do conhecimento — é importantíssimo. Isso enriquece a experiência e a construção do executivo, ao mesmo tempo em que enriquece a experiência do corpo docente e dos estudantes da academia", disse Maria Laura.

A UFRJ ainda assinou dois convênios separadamente, com cada Secretaria, com o objetivo de desenvolver pesquisas e ajudar na implementação de políticas públicas nas áreas de direitos humanos e da questão de gênero.