Saiba como é o sistema de ensino fundamental em outros países

18/11/2004 - 20h50

Iara Falcão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal estuda a adoção de mais um ano no ensino fundamental, para adequar-se ao modelo vigente nos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul). As famílias poderiam colocar seus filhos um ano antes nas escolas. Vários países do mundo já praticam o sistema de ensino fundamental com nove anos de estudos. Em alguns deles o sistema fundamental é como o brasileiro, de oito anos, mas o ensino médio, entretanto, é maior, de quatro anos. A seguir, algumas experiência pelo mundo:

Estados Unidos - O ensino fundamental nos Estados Unidos recebe o nome de Elementary School e dura oito anos, como no Brasil. A diferença é que lá, as crianças começam a ser alfabetizados aos seis anos de idade, enquanto aqui ainda começam aos sete. A Elementary School inclui ainda a Middle School, que é quase o que se costumava chamar no Brasil de Ginásio, indo da 6ª à 8ª séries. O ensino médio dura quatro anos, mas começa mais cedo. Os jovens entram no segundo grau, o High School, com 14 anos. Mas a primeira série do segundo-grau norte-americano é chamada de nona série e equivale à oitava brasileira, em termos de conteúdo. A educação da primeira série à 12ª, último ano do High School, é obrigatória e gratuita.

Argentina - No vizinho brasileiro, as províncias, como são chamados os estados argentinos, praticam sistemas distintos. Em algumas, o ensino fundamental dura sete anos e o ensino médio cinco. É o caso de Buenos Aires. Em outras, pratica-se o sistema de três ciclos de estudo, cada um com duração de três anos, totalizando nove anos de primeiro grau. Em outras províncias, ainda, o ensino fundamental é de oito anos, e o médio de quatro. Para os argentinos, não importa muito o número de anos, mas os conteúdos aprendidos, que devem ser os mesmos em todo o país. Também em todas as províncias as crianças começam a estudar aos seis anos de idade. Para entrar na universidade, não é preciso fazer vestibular, mas todos têm que prestar um curso preparatório de nivelamento.

França - A educação é por ciclos. O primeiro ciclo dura dois anos, e começa quando a criança tem apenas dois ou três anos de idade. Aos quatro, os alunos entram para o segundo ciclo, ou curso preparatório, que vai até os sete anos. Dos sete aos onze, os jovens franceses fazem o curso elementar, que é o mesmo em relação às quatro primeiras séries do ensino fundamental brasileiro. Dos 12 aos 14 entram para o segundo ciclo do ensino fundamental, que é chamado de college. No sistema brasileiro seria o mesmo que ginásio, indo da 5a à 8a série. Assim como no Brasil, o ensino médio, ou liceu, dura três anos, e para entrar na universidade, os estudantes têm que fazer um exame, o baccalaureat, parecido com o vestibular. A diferença é que os estudantes só fazem um único baccalaureat para todas as universidades do país.