Chávez propõe formação de Assembléia Constituinte no Haiti

04/11/2004 - 21h33

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que a XVIII Reunião dos Chefes de Estado e de Governo do Grupo do Rio está sendo muito interessante porque estão sendo discutidos assuntos importantes como a questão do Haiti. Ele afirmou que a Venezuela propôs a convocação de uma Assembléia Constituinte para dar soberania ao povo do Haiti.

Em nota de imprensa divulgada pela assessoria do Ministério da Comunicação e Informação da Presidência da Venezuela, Hugo Chávez afirma que o governo que hoje está no Haiti carece de legitimidade por ter sido imposto pelos Estados Unidos. "Derrotaram o seu presidente legítimo, Jean Bertrand Aristide, e o levaram à África onde o deixaram como se fosse uma carga. É necessário dar viabilidade política à República haitiana como maneira de sair da crise. Só o povo haitiano pode refundar a República", diz Chávez na nota.

O presidente venezuelano criticou as medidas tomadas pela Organização das Nações Unidas para o Haiti, afirmando que elas repetem esquemas fracassados anteriormente no mundo.

A nota informa que para atender a crise humanitária do Haiti, o governo da Venezuela ofereceu a ajuda de um grupo de médicos e engenheiros, além de enviar alimentos, água e combustíveis.

A nota termina afirmando que o presidente Chávez pediu aos integrantes do Grupo do Rio que se pronunciem em relação à proposta de convocação de uma Assembléia Constituinte no Haiti.