Brasil exportará 13 mil urnas eletrônicas para República Dominicana

04/11/2004 - 20h21

Rio, 4/11/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, anunciou hoje o primeiro contrato de exportação de urnas eletrônicas brasileiras. Serão 13 mil máquinas, no valor de U$ 62,4 milhões, para a República Dominicana, que deverá utilizá-las nas eleições de 2006.

O negócio foi viabilizado por um consórcio formado pela empresa brasileira Samurai em conjunto com uma empresa dominicana e outra porto-riquenha.

Segundo o ministro Eduardo Campos, outros países também estão interessados na tecnologia brasileira. "Alguns países da Europa já demonstraram interesse, como Portugal e Inglaterra, além de outros da África e da América Latina. As urnas passaram a ser uma referência internacional quando se fala em Brasil, assim como a Companhia Vale do Rio Doce, a soja e o café", disse.

O observador dominicano Victor Gómez Bergés, que participou da delegação que acompanhou as eleições municipais de São Paulo, disse que o seu país ficou satisfeito com o sistema de urnas brasileiro. "Tivemos uma ótima impressão da forma como a população da cidade votou em um tempo recorde. Isso é um grande avanço tecnológico para afiançar a democracia nos países", disse.