Projetos levam educação a comunidades carentes de SP

23/10/2004 - 18h36

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Centro de Ensino Unificado (CEU) de Cidade Tiradentes sediou hoje dois projetos para levar educação à população carente: "Cursinho Popular do CEU", preparatório ao ensino superior, e "Universidade Aberta", com palestras semanais. As iniciativas resultam de parceria do Movimento dos Sem Universidade (MSU) e da Secretaria Municipal de Educação. O secretário-executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, falou na aula inaugural sobre "A Universidade que o Brasil precisa".

Sérgio José Custódio, da coordenação nacional do MSU, disse que prevaleceu "o sentimento de que a periferia não é um poço de carência – essas pessoas são porta-vozes do futuro, querem e buscam o conhecimento". E informou que o projeto "Universidade Aberta" atraiu mais de 5 mil pessoas, entre mulheres, crianças e idosos da região, o que resultou em um processo de seleção para as 450 vagas disponíveis.

Do projeto "Cursinho Popular do CEU" participam em média 200 estudantes, em cinco centros nos bairros de Pirituba, Itaim Paulista, Aricanduva, Cidade Dutra e Cidade Tiradentes. As aulas são aos sábados, durante todo o dia.

O coordenador do MSU disse ainda que o projeto de cotas para os estudantes de escolas públicas e afrodescendentes, enviado ao Congresso Nacional, deverá ser aprovado, porque há indicação de vontade política.