Aeronáutica lança protótipo de foguete de sondagem da Base de Alcântara

23/10/2004 - 19h17

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O primeiro protótipo de foguete de sondagem, o VBS-30, foi lançado hoje no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O lançamento faz parte da Operação Cajuana e foi considerado um sucesso pelas equipes do Instituto da Aeronáutica, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA/IAE) e do Centro Espacial Alemão, responsáveis pelo programa.

De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Pesquisas da Aeronáutica, o foguete permaneceu sete minutos em ambiente de microgravidade. Os primeiros vôos operacionais do VBS-30 já estão marcados: novembro de 2005 e maio de 2006. Os dois irão levar experimentos europeus a 250 quilômetros de altitude.

O VBS-30 traz diversas inovações em relação aos outros foguetes de sondagem já fabricados no Brasil. Ele possui um propulsor que acelera a decolagem (booster). O protótipo também tem um sistema de rolamento e empenas que garantem maior precisão nos vôos. Além disso, o VBS-30 possui equipamentos que possibilitam o acompanhamento da trajetória do foguete por radar, telemetria ou GPS, medição de temperatura e rotação.