Gil: Ancinav é demanda do setor cultural e não do governo

19/10/2004 - 22h51

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A demanda pela Agência Nacional do Audiovisual (Ancinav) não é de governo, mas dos setores [da área cultural], à qual o Governo está tentando responder e o projeto só será encaminhado ao Congresso "depois que estiver totalmente negociado com todas as partes [envolvidas] e é o que está sendo feito agora". A informação foi dada hoje, nesta capital, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Segundo o ministro, há uma inversão do questionamento dos meios de comunicação sobre o projeto. "Vocês, jornalistas, têm que perguntar à televisão, à telefonia, ao setor de cinema, aos vários agentes das cadeias produtivas envolvidas com produção cultural no Brasil se uma agência reguladora é uma demanda. Por que perguntam isso só ao Ministério da Cultura, se o Ministério representa apenas a parte do Governo?", questionou Gil.

O ministro disse que é pressuposto do governo que para todas as áreas há demanda por um marco regulatório claro para garantir o futuro dos investimentos: "O setor audiovisual demanda? Isso precisa ser respondido. O Governo acha que sim, parte do pressuposto que sim. A retomada do projeto da Ancinav nasceu do fato de que essa proposta já havia sido feita no governo anterior. Então, partimos de um pressuposto que há uma demanda do setor. O Governo não vai fazer agência nenhuma que o setor não queira".

O ministro participou, na sede da Fundação Nacional de Arte (Funarte), do lançamento do CulturaPrev, uma parceria dos ministérios da Cultura e da Previdência Social.