Telemar quer fazer acordos para reduzir reclamações trabalhistas

19/10/2004 - 21h23

Rio, 19/10/2004 (Agência Brasil - ABr) - Em resposta à lista das 50 empresas com maior número de reclamações trabalhistas no Rio de Janeiro, divulgada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT/1ª Região), a Telemar, que encabeça a relação com 22.025 processos, divulgou nota à imprensa segundo a qual já firmou parceria com o TRT há cerca de um mês para estimular acordos entre a empresa e seus empregados, com audiências de conciliação, reduzindo, assim, o número de ações trabalhistas.

Na nota oficial, a Telemar conta ainda que grande parte dos processos não se refere diretamente à operadora, mas a empresas contratadas por ela para serviços temporários. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira, a companhia telefônica, sendo contratante, aparece como segunda ré nos processos.

O documento divulgado pela empresa também explica ainda que os processos decorrentes de planos econômicos — induzidos pela Lei Complementar 110 de 30 de junho de 2001 — são o segundo maior motivo de ações trabalhistas. A lei federal teria reconhecido a diferença existente no FGTS e determinado a citação contra as empresas nos processos.
Segundo a Telemar, a empresa possui hoje menos ações trabalhistas (de seus próprios empregados) do que o passivo existente na época da privatização.