Sociedade também deve fiscalizar irregularidades em programas federais, diz ministro

19/10/2004 - 20h34

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Waldir/Planalto

Brasília - O chefe da Controladoria Geral da União (CGU), ministro Waldir Pires, afirmou hoje que, além do estado, a sociedade também tem o dever de fiscalizar as irregularidades existentes nos programas federais. "Nós desejamos que cada comunidade, cada município, se organize para fiscalizar e impedir a displicência com o dinheiro público. Nós não ganharemos esse combate só com a luta burocrática e administrativa, e sim com o apoio de todos", disse o ministro, questionado pela imprensa sobre as investigações da CGU dos problemas apontados no programa Bolsa Família.

Waldir Pires lembrou que o dever da Controladoria é constatar e fiscalizar, e não julgar e prender. Segundo o ministro, o estado brasileiro ficou desaparelhado nos últimos anos em muitos de seus organismos de fiscalização e controle, mas "a CGU tem cumprido o seu dever".

O ministro considerou lamentável a nota divulgada pelo Exército, classificando de "revanchismo" a publicação, no Correio Braziliense de domingo, de fotografias do jornalista Vladimir Herzog em situação humilhante, pouco antes de ser assassinado na prisão, durante a ditadura militar.

O ministro participou hoje, no Palácio do Planalto, da instalação do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, que vai sugerir medidas de aperfeiçoamento dos métodos de controle e combate à corrupção na administração pública. Com 20 integrantes escolhidos entre representantes do governo federal e da sociedade civil, o conselho será presidido pelo ministro Waldir Pires. O novo conselho foi criado pela Lei 10.683, de maio de 2003, e regulamentado pelo Decreto 4.923, de dezembro do mesmo ano.